Módulo 2. Comunicação

O Módulo 1 centra-se na comunicação em ambientes digitais.

CONTEÚDOS:

  • Comunicação síncrona (Exemplo: videoconferência, chat, etc)  e assíncrona (email, fórum, entre outros);
  • Netiqueta em ambientes digitais.
  • Adoção de comportamentos adequados na comunicação nas plataformas de ensino e aprendizagem;
  • Comunicação nas várias redes sociais e que comportamentos devem ser adotados;
  • Identificar mensagens manipuladas ou falsas.

INDICAÇÕES:

O módulo 2 está disponível de 14 a 20 de outubro de 2020.

Apresentação:

Comunicação em ambientes digitais [Apresentação]

#Dilema da semana: O uso do WhatsApp em contexto educativo

A discussão segue no grupo do FB 

Atividade 1:

Planear e criar os materiais (Planificação, orientações para o aluno, ppt, etc)  necessários para implementação de uma atividade, sessão de esclarecimento ou sensibilização. 

Esta atividade pode ser uma aula,  uma proposta para desenvolver em DAC( Domínio de Autonomia Curricular), uma sessão na Biblioteca, uma sessão para Encarregados de Educação, uma Sessão com Seniores, uma sessão no âmbito de outros projetos (Etwinning, Eramus +, etc...), entre outras possibilidades. 

Sugere-se que a atividade não seja totalmente expositiva, procure fomentar dinâmicas entre pares ou  grupo, debates, role-playing, brainstormings, entre outras.

A atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo. No caso dos grupos, apenas um deve submeter.

Documentos:

Documento modelo de planeamento da atividade 

Formulário para submissão da atividade [Formulário]

Atividade 2.

Partilhe neste padlet notícias, documentos, vídeos, imagens que lhe pareçam pertinentes sobre este tema [padlet]

Neste curso:

  • Os trabalhos desenvolvidos devem ter licença creative commons atribuída.
  • Os textos dos trabalhos devem ser originais
  • As imagens utilizadas nos trabalhos elaborados no âmbito dos desafios devem:
    • Ser originais (desenhos ou fotografias);
    • Ser bases de dados de imagens gratuitas;
    • Ser do projeto Bué Seguro. (documentos e imagens do projeto para download)
  • As aplicações a utilizar para criar os produtos para cada desafios são escolhidas pelos participantes.

RECURSOS ÚTEIS:

10 regras de Netiqueta que provavelmente ainda não sabe [link]

Netiqueta: O que é? [link]

Como identificar notícias falsas - IFLA -Português  [PDF] | [JPG]

Phishing quiz