Módulo 3. Direitos de Autor

Está a chegar à última semana! O Módulo 3 centra-se nos direitos de autor sobre os conteúdos e recursos online.

Existe alguma confusão relativamente à propriedade dos conteúdos disponibilizados online. Pois, generalizou-se a ideia de que os conteúdos e recursos que estão na internet, disponíveis de forma pública, podem ser utilizados, quase sem regras. Contudo há normas  e devem ser trabalhadas em contexto educativo.

#Dilema da semana: Os alunos criadores de recursos

A discussão segue no grupo do FB

CONTEÚDOS:

• Normas relacionadas com os direitos de autor, licenciamento creative commons e a necessidade de registar as fontes;
  • Mobilizar recursos e conteúdos disponíveis online, para os trabalhos escolares, combatendo o plágio;
  • Critérios de validação da informação publicada online;
  • Analisar os riscos do uso inapropriado de imagens, de sons e de vídeos com direitos de autor;
  • Recomendações relativas à acessibilidade, no âmbito da criação e da publicação de conteúdos digitais.

INDICAÇÕES:

O módulo 3 está disponível de 21 a 28 de outubro de 2020.

Atividade 1.

Nesta  sessão sobre os direitos de autor vamos tentar ser criativos! As atividades a propor terão de introduzir o conceito de jogo ou gamificação.

As propostas que vão elaborar podem ir do mais simples ao mais elaborado, dependendo da faixa etária e do objetivo. Por exemplo, criar uma sopa de letras, um crucigrama, um puzzle,  um jogo de cartas, ou também pegar num jogo de mesa/tabuleiro, recriando-o num jogo sobre segurança digital, que possa ser utilizado nas iniciativas das escolas. Pode ser, também, uma proposta de desenvolvimento de um jogo em formato digital.

Vamos então criar!

Jogo Bué Seguro Code

Materiais para impressão: tabuleiro (tamanho A3, regras e cartas). As questões para o jogo podem ser elaboradas pelos alunos. Clique na imagem

Cartas individuais da equipa Bué Seguro

Se pretender criar um jogo baseado em cartas, pode usar as personagens da equipa Bué Seguro. Clique na imagem

Neste curso:

• Os trabalhos desenvolvidos devem ter licença creative commons atribuída.
  • Os textos dos trabalhos devem ser originais
  • As imagens utilizadas nos trabalhos elaborados no âmbito dos desafios devem:
    • Ser originais (desenhos ou fotografias);
    • Ser bases de dados de imagens gratuitas;
    • Ser do projeto Bué Seguro. (documentos e imagens do projeto para download)
  • As aplicações a utilizar para criar os produtos para cada desafios são escolhidas pelos participantes.

Formulário de submissão da atividade[ Formulário]

RECURSOS ÚTEIS:

• Exemplo de documento para realizar analise de informação online [download]
  • Direitos de autor em Portugal [vídeo]
  • Sociedade Portuguesa de autores [site]
  • Sobre as licenças creative Commons [site]
  • Perguntas frequentes sobre direitos de autor [site]
  • Direitos de autor na Internet – como proteger o seu trabalho? [artigo]
  • Imagens online e os direitos de autor [artigo]
  • Direitos de autor no youtube [site]

Bases de dados de imagens gratuitas