RECURSOS E ATIVIDADES

Nesta pagina estão disponíveis recursos que podem ser utilizados para dinamizar iniciativas e atividades no âmbito da segurança digital. Devem ser salvaguardados os direitos de autor.

Quiz

1.ºciclo

 

 

 

  • Sopa de letras: Versão em pdf, para impressão [aqui]

 

 

O que podemos fazer na Internet

  • [aqui] Guião do professor
  • [aqui] Apresentação: O que posso fazer na Internet
  • [aqui] Atividade: O que posso fazer na Internet – Sopa de Letras
  • [aqui] Atividade: O que posso fazer na Internet – Combinações

2.ºciclo

 

Os conteúdos do vídeo-quiz proposto estão de acordo com as aprendizagens essenciais para o 5º e 6º ano.

 

Resolver um enigma do Escape Room organizada em quatro bases, com a finalidade de responder a várias perguntas, alusivas aos temas da Cibersegurança e da Inteligência Artificial.

 

O que podemos fazer na Internet

  • [aqui] Apresentação: O que posso fazer na Internet
  • [aqui] Atividade: O que posso fazer na Internet – Acróstico

3.ºciclo

 

Resolver um enigma do Escape Room organizada em quatro bases, com a finalidade de responder a várias perguntas, alusivas aos temas da Cibersegurança e da Inteligência Artificial.

 

Criptografia: Cifra de César

  • Guião do desafio [aqui]
  • Apresentação Eletrónica [aqui]
  • Vídeo [aqui]
  • Materiais [aqui]

 

  • [aqui] Vídeo Quiz: Inteligência Artificial: Na escola e no dia a dia

Secundário

 

Criptografia: Cifra de César

  • Guião do desafio [aqui]
  • Apresentação Eletrónica [aqui]
  • Vídeo [aqui]
  • Materiais [aqui]

 

Deep Learning: Como as máquinas aprendem?

  • [aqui] Guião do professor
  • [aqui]  Vídeo: Deep Learning – Como as Máquinas Aprendem?
  • [aqui]  Quiz formulário

ATIVIDADES

Documentos: 1. Guião em formato editável; 2.Cartaz
Ficheiros disponíveis aqui
Documentos: 1. Guião; 2. Cartaz; 3. Documento modelo editável para elaborar o cartaz.
Ficheiros Disponíveis aqui
Documentos: 1. Apresençação; 2. Cartaz
Ficheiros disponíveis aqui

Recursos

Jogo de mesa /tabuleiro sobre segurança, que trabalha em simultâneo os conceitos de pensamento computacional. Materiais para impressão: tabuleiro (tamanho A4, regras e cartas de direção e cartas das personagens para personalizar). As questões para o jogo podem ser elaboradas pelos alunos.
Ficheiros disponíveis
Nesta pasta encontra acrósticos sobre termos relacionados com a internet
Acrósticos
Neste padlet encontra notícias, artigos, imagens e vídeos que pode utilizar para dinamizar atividades com alunos.
PADLET