Módulo 1. Proteção e privacidade

Ao preparar este MOOC partimos do princípio que não há soluções únicas e que sirvam a todas as escolas.

O Módulo 1 centra-se na proteção e privacidade no ensino e aprendizagem online. Tendo em conta a situação inesperada, ocorreram situações que devem ser analisadas, para procurar eventuais soluções. Identificámos alguns itens que consideramos pertinentes para este módulo, pode haver outros, que descrevemos a seguir.

Vídeo: Boas vindas e dilemas da 1ª sessão: proteção e privacidade

Dilemas : Apresentação – Dilemas

CONTEÚDOS:

• Comportamentos que visam a proteção da privacidade;
  • Definições dos perfis nas plataformas, aplicações diversas e redes sociais;
  • Direito de proteger a imagem pessoal;
  • Criação e utilização de palavras-chave/passwords seguras;
  • Mecanismos de segurança nos diferentes sistemas operativos;
  • Práticas seguras de instalação, atualização, configuração e utilização de ferramentas digitais;
  • Práticas seguras de utilização de dispositivos móveis (por exemplo: riscos de acesso através de redes públicas, instalação de aplicações para dispositivos móveis de fontes credíveis e dados recolhidos durante a sua utilização);
  • Critérios para seleção e instalação de aplicações nos dispositivos móveis;
  • Funcionalidades de configuração dos dispositivos móveis que condicionam a privacidade (por exemplo: georreferenciação, acesso à câmara e microfone do dispositivo).

INDICAÇÕES:

1.Crie o seu avatar (Guião elaborado para alunos) Atividade 1 Vamos Criar um Avatar

2. Apresente-se neste padlet: link

3. Atividade: Escolha apenas um tema e crie um recurso (flyer, cartaz, infográfico, entre outras possibilidades)  que possa ser utilizado para alertar e /ou sensibilizar para a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários, país, entre outras possibilidades) e partilhe-a neste padlet.

Para realizar a atividade sugerimos que utilize o Canva.com  ou outra que se adeqúe ao objetivo.

Adira a este Grupo no facebook para dúvidas, discussão e partilha de recursos.

O módulo 1 está disponível de 7 a 13 de outubro de 2020.

Neste curso:

• Os trabalhos desenvolvidos devem ter licença creative commons atribuída.
  • Os textos dos trabalhos devem ser originais
  • As imagens utilizadas nos trabalhos elaborados no âmbito dos desafios devem:
    • Ser originais (desenhos ou fotografias);
    • Ser bases de dados de imagens gratuitas;
    • Ser do projeto Bué Seguro. (documentos e imagens do projeto para download)
  • As aplicações a utilizar para criar os produtos para cada desafios são escolhidas pelos participantes.

RECURSOS ÚTEIS:

Privacidade (geral)

• (Evitar) A pegada digital – Vídeo
  • O que é o HTTPS – Vídeo
  • Instalação de extras, extensões e addons nos browsers – Vídeo

Passwords/Palavras-chave

PhishingVídeo

Ransomware (fruto do software ilegal e não só)

• Abrir links com segurança – Vídeo
  • Links curtos – Vídeo